quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sugestões

Caros alunos,
Considerando que esse sistema de avaliação é novo, gostaria de receber sugestões para melhorá-lo no que for possível. Para tanto é só comentar esse "post" inclusive sem se identificar se assim desejar.

9 comentários:

  1. Legal professor, porém, todos tem acesso às respostas e disso nem todos gostam.

    ResponderExcluir
  2. Caro Professor Cairo,

    Vejo com bons olhos sua intenção de inovar o sistema de avaliação praticado em nossa Universidade, inclusive registro aqui a boa recepção deste metodo entre o alunado do curso noturno, isso na minha percepção. No entanto, a publicidade que o meio escolhido presta às respostas postadas dá divulgação inadequada a estas, pois amplia o universo de leitores de forma não consentida pelo autor, eis que este encontra-se obrigado a identificar-se em seus posts para que tenha suas respostas corrigidas.
    Dessa forma, para que seja respeitada a liberdade de expressão, que também inclui a liberdade de não emitir o próprio entendimento, proponho, como solução razoável, que seja dada a opção de realização das próximas avaliações pela forma tradicional para aqueles que assim desejarem, tomando-se como censentimento tácito dos discentes sua escolha pelo novo sistema.

    Marcel Barboza Ferreira

    ResponderExcluir
  3. É um ponto a ser estudado. Poderiamos pensar em criar "apelidos" que seriam enviados para mim antes da prova para quem não quisesse ser identificado.

    ResponderExcluir
  4. Ou poderíamos postar com o número de matrícula. O que seria uma forma do professor poder identificar e os demais alunos não. Só uma sugestão.

    ResponderExcluir
  5. Havia pensado no numero de matricula. Mas eu acho,nao tenho certeza, que os outros alunos podem saber o numero do colega. De qualquer forma, o uso do apelido ou do numero de matricula seria facultativo.

    ResponderExcluir
  6. Prefiro o método de avaliação convencional. Estudandes de Direito devem estar acostumados a escrever, lidar com os eventuais erros na escrita, e com o tempo gasto para terminar cada questão. Concursos públicos e o exame de ordem exigem prova escrita e o treino que a faculdade nos dá é muito útil. Como estudande de Direito entendo quem a possibilidade de fazer uma prova digitada traz alguns benefícios a curto prazo mas é muito prejudicial no longo termo.

    ResponderExcluir
  7. No concurso público eu acho que você está certo, por enquanto pelo menos. Mas na sua atividade profissional na àrea jurídica, qualquer que seja ela, voce não vai usar a escrita tradicional em nenhum momento. Portanto, esse treinamento também é necesseário. Na Justiça do Trabalho, por exemplo, daqui a dois ou três anos todos os processos serão eletrônicos. Até mesmo hoje em dia não se vê petição manuscrita. De qualquer forma, a opinião é válida.

    ResponderExcluir
  8. Tal método será interessante quando existir estrutura para que todos os alunos façam a prova na Uesc, pelo fato de ser temerário para muitos discentes levar um notebook para universidade (ou outro aparelho), pois muitos pegam ônibus, e aumentando os riscos de perder a prova que deverá retornar ao professor. Por isso, acho que o objetivo principal que esse método de avaliação propõe não foi alcançado, mas, com melhorias será muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  9. Os comentários de cada post podem ser ocultados. Não acho nada legal expor nossas respostas! No post da questão, você poderia esconder as respostas - uma possibilidade é através da ferramenta que tem no blogspot, na qual cada comentário deve ser aprovado pelo administrador do blog, antes de se tornar público. Dessa forma, apenas vc veria as respostas.

    ResponderExcluir