terça-feira, 12 de julho de 2011

4º - Questão - NOTURNO

O período de férias varia de acordo com quais critérios no regime de tempo parcial e total?

49 comentários:

  1. No regime de tempo parcial o período de férias é concedido proporcionalmente ao tempo de trabalho, sendo que se o empregado possuir 7 faltas injustificadas não poderá gozar as férias e nem terá direito ao respectivo abono. Em contrapartida, no regime de tempo total o empregado tem direito a 30 dias corridos, dependo do número de faltas que possuir.
    Se o empregado faltar 5 dias (sem justificativa) terá direito ao período integral, de 6 a 14 faltas reduz o período para 24 dias, de 15 a 23 faltas reduz para 18 dias e de 24 a 30 faltas reduz para 12 dias.

    Thalissa Araújo

    ResponderExcluir
  2. O empregado pode trabalhar em regime parcial ou total. Em regime parcial não pode ser ultrapassado o limite de 25 horas semanais. Assim sendo, vale destacar que o período de gozo de férias, sendo o regime em tempo total varia de acordo com o número de faltas injustificadas quais sejam: até 5= 30 dias, de 6 a 14= 24 dias, de 15 a 23=18 dias, de 24 a 32=12 dias. Por outro lado, em regime parcial varia de acordo com o número de horas semanais trabalhadas: 22 a 25 hs= 18 dias, 20 a 22 hs=16 dias, 15 a 20= 14 dias, de 10 a 15hs=12 dias, de 5 a 10= 10 dias, igual ou inferior a 5= 8 dias. (Larissa Amorim)

    ResponderExcluir
  3. O periodo de férias no regime parcial sofrerá variação de acordo com a jornada de trabalho, que não poderá exceder de 25 horas, e de acordo com as faltas injustificadas. Em relação ao regime total a mesma somente sofrerar variações no tocante as faltas injustificáveis. O limite de faltas para não sofrer nenhuma perda nas férias de cinco dias.

    Vinicius Franco Oliveira 200810210

    ResponderExcluir
  4. O período de gozo de fériass varia em função da FALTAS INJUSTIFICADAS ao serviço. No caso do trabalho em regime de tempo parcial, além desse critério temos a proporção das suas férias em relação à QUANTIDADE DE DIAS TRABALHADOS durante a semana.

    GRAZIELLE LISSANDRA DE SOUSA

    ResponderExcluir
  5. No regime parcial as férias poderão variar de acordo com a jornada semanal trabalhada e o número faltas ocorridas durante o período aquisitivo. No regime total as férias equivalem a um mês quando o empregado é mensalista, podendo variar conforme a quantidade de faltas do período aquisitivo, que a depender poderá inclusive gerar a perda do direito de férias do período.
    JEANE DA SILVA SANTOS
    7º SEMESTRE NOTURNO

    ResponderExcluir
  6. Questão 4
    É sabido que, além dos demais intervalos e repousos regulamentados, o trabalhador tem direito a férias anuais. Em relação aos empregados que laboram pelo regime do full time (tempo total), o período de férias variará na razão direta dos meses já trabalhados (na razão de 1/12 avos x número de meses trabalhados naquele período aquisitivo) e na razão inversa das faltas não justificadas (que, a depender do número, reduzirão a quantidade de dias de férias, ou, até mesmo, implicarão na não concessão desse período de repouso anual).

    Já em relação aos empregados que laboram no regime do part time (tempo parcial) os dias de falta não justificada também serão importantes, inclusive, se o empregado tiver mais de 7 faltas injustificadas, perderá o direito às férias. Estes trabalhadores também terão como critério para concessão de suas férias a quantidade de horas que laboram. Suas férias, assim, serão proporcionais à sua jornada de trabalho.
    Rafael de Castro Brandão

    ResponderExcluir
  7. O periodo de férias variam de acordo com o número de faltas injustificadas ao serviço do empregado durante o período concessivo.As faltas legais ou aquelas abonadas pelo empregador não serão levadas em consideração.
    No regime de tempo parcial é definido, também, pelo critério de proporcionalidade em relação à jornada de trabalho semanal.
    Aluyr Tassizo Carletto Neto

    ResponderExcluir
  8. Em se tratando de regime de tempo integral, o critério é o número de faltas injustificadas (quanto mais faltas menor o número de dias de férias, conforme a previsão celetista). No regime de tempo parcial, é proporcional à jornada de trabalho convencionada (quanto maior o número de horas por semana, - até o limite de 25 horas -, maior o número de férias). Se houver mais de 7 faltas injustificadas, o empregado em tempo parcial só terá direito à metade das férias que ordinariamente teria.


    Pedro Andrade Santos

    ResponderExcluir
  9. Tem-se como critério norte para o regime de férias a observância da jornada de trabalho semanal para a qual o empregado foi contratado, isto é, parcial ou integral e a proporção das faltas injustificadas ao serviço, ocorridas durante o período aquisitivo.

    ResponderExcluir
  10. Principalmente Número de faltas injustificadas e longos períodos sem trabalhar porém recebendo remuneração (seja da do patrão, seja da previdência).Há entendimento porém que períodos a acidentes e trabalho e doença não devem entrar nessa conta, devendo-se incidir tempos de paralisações temporárias de serviço.
    Arnoldo

    ResponderExcluir
  11. O período de férias no regime de tempo total tem como critérios o trabalho, durante o período de aquisição de doze meses para a concessão de 30 dias initerruptos de férias que poderão ser concedidos dentro do período concessivo que seriam os doze meses subsequentes ao período aquisitivo. No regime de tempo parcial, os períodos de aquisição e concessão são os mesmos, variando contudo os dias de gozo que serão proporcionais, a depender das horas trabalhadas no regime parcial em relação ao período trabalhado no regime total, ou seja, os dias de gozo no regime de tempo parcial são menores que no regime de tempo total.

    Marcos Vinícius Santana Silva

    ResponderExcluir
  12. MARCUS VINICIUS DE ARAUJO JESUS - RESP 4

    O período de férias no regime de tempo total, para o empregado que falta até 5 dias não haverá ônus e gozará normalmente os 30 dias de férias. Para a quantidade de faltas não justificadas equivalentes a até 6, até 12, até 18, e até 24, o empregado deverá ter respectivamente 27, 24, 21, 18 de férias.

    ResponderExcluir
  13. Para o trabalhador em regime de tempo parcial deverá ser levado em consideração o numero de horas efetivamente trabalhadas e suas faltas.No que tange ao trabalhador em regime de tempo total deverá ser observados os requisitos relativos as faltas registradas e os meses trabalhados.

    Caio Novaes de Araújo

    ResponderExcluir
  14. MARCUS VINICIUS DE ARAUJO JESUS - RESP 4

    O período de férias no regime de tempo total, varia conforme o número de faltas, e para o tempo de trabalho parcial varia conforme a jornada.

    ResponderExcluir
  15. O período de férias varia de acordo com os critérios de: quantidade da jornada de trabalho semanal e de acordo com o número de faltas injustificadas.

    Luan Silva Amaral

    ResponderExcluir
  16. 4º De acordo com a quantidade de faltas, para o tempo total.
    Até 5 faltas 30 dias de férias
    De 6 – 14 faltas 24 dias de férias
    15 – 23 faltas 18 dias de férias
    24 -32 faltas 12 dias de férias.
    No regime parcial são conjugados os fatores faltas e quantidade de horas de trabalho por semana. Neste regime, mais de 7 faltas perde metade das férias e perde o direito de exigir o abono de férias.
    De 23h a 25h de trabalho/semana 18 dias/férias
    20h a 22h de trabalho/semana 16 dias/férias
    15h a 20h de trabalho/semana 14 dias/férias
    10h a 15h de trabalho/semana 12 dias/férias
    5h a 10h de trabalho/semana 10 dias/férias
    Até 5h de trabalho/semana 8 dias/férias
    Marcio Peixoto Andrade

    ResponderExcluir
  17. No regime de tempo total, o período de férias é concedido de acordo com o número de faltas injustificadas. Quanto mais faltas injustificadas, menor o tempo de férias. Já no regime de tempo parcial, o período de férias é proporcional à duração do trabalho durante a semana.

    THAINÂ DE MATTOS FREIRE

    ResponderExcluir
  18. 4 - No regime de tempo parcial, o período de férias variará de acordo com a jornada de trabalho semanal e com o número de faltas injustificadas. Sendo que, acima de 7(sete) faltas, só terá direito a metade das férias.
    No regime de tempo total, a variação dar-se-á pelo número de faltas injustificadas. Ressalta-se que, as faltas legais ou abonadas não gerarão o referido "desconto". Neste regime, ocorrerá a perda das férias, caso o trabalhador fique sem trabalhar por um período longo, com remuneração, ou benefício previdenciário, no caso, em hipóteses específicas, entretanto, vedado caso sejam motivos de incapacidade laboral ou acidente de trabalho.

    RAFFAEL CORDEIRO DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  19. 4- O período de férias é dividido em três o aquisitivo, o concessivo e o de gozo, a questão se refere pelo visto ao período de gozo, que pode variar por acordo ou convenção ou pelo tempo em que o empregador conceda o gozo de tais férias, variando também a quantidade dos dias de férias a depender do numero de faltas injustificadas que o trabalhador tenha tido.

    ROBSON JOSÉ DA CRUZ JUNIOR

    ResponderExcluir
  20. Diversos são os critérios que fazem com que variem as férias no regime parcial e total. Pois, embora a constituição pregue que todos tenham direito a férias ela é omissa no tocante a quantidade de dias.Um dos requisitos que se conta são as quantidades de horas trabalhadas, entende-se com isso o tipo de regime adotado. Quem tem um regime full time (6 ou 8 horas por dia)tem direito a 30 dias de férias. Quanto menos horas se trabalhe por dia menor serão as férias podendo variar de 18 a 7 dias, por exemplo.
    Outro critério diz respeito as faltas injustificadas que os empregados tenham. Num regime full time maiores são as possibilidades de se faltar e ainda continuar com férias, como demonstra o quadro abaixo:

    Até 5 dias ---- 30 dias de férias
    6-14------------24
    15-23-----------18
    24-32-----------12

    Já no regime de tempo parcial, acima de 7 faltas injustificadas a pessoa perde o direito as férias e ao abono.

    Joana Oliveira Santos

    ResponderExcluir
  21. Num regime parcial as férias variam com o número de horas trabalhadas e o número de faltas injustificadas, e no regime total de acordo com o número de faltas injustificadas. Também no regime total não terá direito a férias aquele que se ausenta por mais de 60 dias em função de doença.

    Total Parcial
    Faltas Férias Horas Dias
    5 30 23-25 18
    6-14 24 20-22 16
    15-23 18 19-20 14
    24-32 12 5-10 12
    5 8

    No caso de regime parcial mais de 7 faltas injustificadas, perde-se o direito a férias.

    Aluno: Leonam Souza Rocha

    ResponderExcluir
  22. 4- No trabalho em tempo total o período de férias são de 30 dias corridos, podendo essse período ser diminuido no caso de abono de férias ou no caso de faltas injustificadas. Em relação ao trabalho parcial, as férias são proporcionais ao tempo parcial de labor são de 18 dias corridos.

    Emerson Silva Oliveira

    ResponderExcluir
  23. No regime de tempo total varia de acordo com número de faltas injustificadas. No regime de tempo parcial, com o número de horas trabalhadas semanalmente, de forma proporcional. (João Pedro Paiva)

    ResponderExcluir
  24. No regime de tempo total, para o empregado que trabalha até 6 h por dia, o seu período de férias será de 30 dias. Porém no regime de tempo parcial deverá ser analisado quantas horas semanais o empregado trabalha, se for entre 23 e 25h, terá 18 dias; entre 20 e 22h, 16 dias; entre 15 e 20h, 14 dias; entre 10 e 15h, 12 dias; entre 5 e 10h, 10 dias; e até 5 horas, 8 dias.

    Thaynan Cristina Santos Andrade

    ResponderExcluir
  25. O período de férias, no regime de tempo total, varia conforme o numero de faltas injustificadas do empregado durante o período aquisitivo; já no regime de tempo parcial, o período de férias será obtido levando-se em consideração, além do número de faltas injustificadas, a carga horária desenvolvida semanalmente.

    Marcel Barboza Ferreira (200810192)

    ResponderExcluir
  26. O período de férias varia no regime full time principalmente de acordo com o número de faltas injustificadas. No part time varia não só com o número de faltas injustificadas, mas também proporcionalmente ao tempo de trabalho.
    Danilo Brito

    ResponderExcluir
  27. No regime de tempo parcial, varia de acordo com a jornada do empregado, ou seja, de acordo com a quantidade de horas que ele trabalha na semana. Já no regime de tempo total, o período de férias irá variar diretamente relacionado com a quantidade de faltas injustificadas que o empregado tiver no ano.
    Com relação ao regime de tempo parcial é importante ressaltar, também, que o empregado que tiver mais de 7 faltas injustificadas ao serviço terá suas férias reduzidas pela metade.

    Déborah Soares Pereira

    ResponderExcluir
  28. No regime parcial o período de férias é dado de maneira proporcional com o tempo de trabalho e pelo número de faltas injustificáveis. Sabe-se que se tiver mais de sete faltas injustificáveis diminui metade do período de gozo de férias.
    Já no regime total, o empregado tem direito depois de 12 meses trabalhados (período aquisitivo), porém é dado pelo empregados após o período concessivo que é de 12 meses depois do período aquisitivo. O período de gozo de férias varia de 12 a 30 dias a depender do número de faltas injustificadas. Pode ser dividido em duas, desde que não fique menor que 10 dias em um dos períodos.

    ResponderExcluir
  29. O período de férias no regime total é calculado em observância a quantidade de faltas injustificadas do empregado. O período de gozo será de 12 a 30 dias corridos. Já no regime de tempo parcial, além do critério de faltas injustificadas, será levado em consideração ainda, o critério de proporcionalidade em relação a jornada de trabalho, nos termos do art. 130-A da CLT. Registre-se que no regime de tempo parcial, se o empregado tiver 7 faltas injustificadas, o período de férias será reduzido a metade.

    Discente: Thiago Santos Castilho Fontoura

    ResponderExcluir
  30. No regime de tempo total, varia de acordo com a quantidade de faltas injustificadas no período aquisitivo. No regime de tempo parcial, o período de férias varia proporcionalmente ao período de tempo total aliado à quantidade de faltas injustificadas no período aquisitivo.

    Jânio Andrade

    ResponderExcluir
  31. No regime total, se o empregado faltar injustificadamente por 5 dias, não haverá alteração quanto aos dias de férias a que tem direito; só a partir de 6 faltas injustificadas terá direito a um número reduzido de dias de férias, ou seja, não terá mais direito a 30 dias. Já no regime parcial, o máximo de dias de férias que o empregado tem direito varia de acordo com a quantidade de horas trabalhadas, ou seja, com a jornada de trabalho semanal. Além disso, caso tenha mais de 7 faltas injustificadas, terá o número de dias de férias reduzido à metade.

    Saada Luedy Oliveira

    ResponderExcluir
  32. Em se tratando de "part time" as férias corresponderão ao efetivo tempo de serviço que o obreiro tiver prestado, ou seja, ao tempo em que trabalhou efetivamente. No tocante ao regime total "full time" após 12 meses de trabalho consecutivo o obreiro entrará no período aquisitivo o que lhe permite exigir o direito, subsequentemente existe o período de concessão e por fim o gozo onde o funcionário se afastará das atividades laborais de forma remunerada, em regra por trinta dias ou quantos dias suas faltas injustificadas lhe permitir.

    Sérgio S. Souza

    ResponderExcluir
  33. No caso de regime parcial o critério utilizado para definir o período de gozo de férias é a quantidade de horas trabalhadas, que não pode exceder 25 horas, mas pode variar para menos. Já no caso do regime de tempo total analisa-se a quantidade de faltas não justificadas.
    Gabriele Araújo Pinheiro

    ResponderExcluir
  34. No regime de tempo parcial o período de férias é proporcional ao tempo trabalhado. Já no regime de tempo total são devidos, após decorrido o período aquisitivo, trinta dias de repouso anual remunerado com o salário devido no último mês aquisitivo mais 1/3. Esse período pode variar de acordo com os dias de falta injustificados. Ressalte-se que o empregador, passado o período aquisitivo, pode deliberar, no período concessivo, o dia das férias, pagando dobrado caso ultrapasse esse período.

    GABRIELA DOS SANTOS LORENZONI

    ResponderExcluir
  35. No que diz respeito ao regime parcial, a variação se dá de modo progressivo; ou seja, processual. Assim, depende da quantidade de horas trabalhadas na semana, a qual não pode ultrapassar 25h.
    Por outro lado, o total refere-se a variação não das horas trabalhadas, mas sim a freqüência, a qual envolve, dentre outra coisas, as faltas justificáveis ou não.

    Marônio Cedro

    ResponderExcluir
  36. O período de férias no regime de tempo parcial e total varia de acordo com as faltas injustificadas no mês. No regime parcial, o período de férias será proporcional às 4 horas de trabalho. Havendo até 5 faltas injustificadas no mês, o período de férias não sofre alteração no regime de tempo total. As faltas justificáveis estão previstas em Lei e inclui por exemplo o serviço militar o brigatório (alistamento).

    ResponderExcluir
  37. 4) O período de férias no regime de trabalho em tempo parcial utiliza como critérios: a quantidade de horas semanais acordadas no contrato de trabalho e a quantidade de faltas que o trabalhador incorrer, sem justificação. O período de férias no regime de trabalho total, o mais comum, também terá a sua percepção balizada pelas faltas que o trabalhador incorrer sem justificação durante seu período aquisitivo. Existe também a possibilidade de o trabalhador perder a possibilidade de realizar suas férias caso perceba auxílio previdenciário por determinado tempo.

    Tiago Veras

    ResponderExcluir
  38. No regime de tempo total as férias devem ser de 30 dias corridos, variando de acordo com o número de faltas injustificadas, podendo 1/3 ser abonado pelo empregador. Já no regime parcial, além da observação das faltas injustificadas, deve-se atentar ao critério da proporcionalidade, assim, se houver 7 faltas injustificadas o período será reduzido pela metade.

    Dark Blacker

    ResponderExcluir
  39. Q 04. R- O período de férias varia de acordo com a carga horária trabalhada, se for turno parcial sera assim da mesma forma a suas férias desde que possa ser no mínimo de 10 dias , em relação aos que trabalham em período total, vale ressaltar que não deverá ter direito a férias se o empregado for afastado e receber por mais de seis meses auxilio doença ou se este for reintegrado – readmitido- e não retornar em ate 60 dias não terá direito a férias. Cabe aqui também uma observação do “quantum” de dias de gozo terá o empregado, pois este colaborador deixar comparecer, injustificadamente, durante um ano de 0 a 5 faltas gozará dos 30 dias ; se tiver de 6 a 14 sem justificativa a 24 ; de 15 a 23 direito a 18 dias; de 24 a 32 com 12 dias de férias.

    ResponderExcluir
  40. Q 04. R- O período de férias varia de acordo com a carga horária trabalhada, se for turno parcial sera assim da mesma forma a suas férias desde que possa ser no mínimo de 10 dias , em relação aos que trabalham em período total, vale ressaltar que não deverá ter direito a férias se o empregado for afastado e receber por mais de seis meses auxilio doença ou se este for reintegrado – readmitido- e não retornar em ate 60 dias não terá direito a férias. Cabe aqui também uma observação do “quantum” de dias de gozo terá o empregado, pois este colaborador deixar comparecer, injustificadamente, durante um ano de 0 a 5 faltas gozará dos 30 dias ; se tiver de 6 a 14 sem justificativa a 24 ; de 15 a 23 direito a 18 dias; de 24 a 32 com 12 dias de férias.
    wagner carneiro rios

    ResponderExcluir
  41. 4 O período de férias varia de acordo com alguns critérios a depender do regime de tempo. No regime de tempo total, iniciando o trabalhador, tendo direito a 30 dias de férias, será progressivamente diminuído esse tempo conforme ele for faltando injustificada e ilegalmente ao trabalho. No regime de tempo parcial, o trabalhador terá direito às férias a depender da quantidade de horas laboradas semanalmente.

    Alexandre Moura

    ResponderExcluir
  42. Q-04- De acordo com os critérios de horas trabalhadas e das faltas injustificadas que no caso do tempo parcial não pode exceder 25h semanais,nem 7 faltas injustificadas,sem, digo,senão só terá direito a metade do tempo devido.No caso do tempo total é contado 44h semanais,só podendo ter 5 faltas injustificadas,o que se passar disto gozará menos dos trinta dias a que faz jus. (CIRO BOMFIM)

    ResponderExcluir
  43. O período de férias poderá variar de acordo com o número de faltas injustificadas do empregado. As faltas injustificadas diminuem o período de férias. O empregado que labora em regime part-time, caso não tenha injustificadas, fará jus a 18 dias de férias, se tiver faltado injusticadamente, o empregado terá seu período de férias diminuído para até 08 dias, dependendo da quantidade de faltas. O empregado também poderá "vender" um terço das suas férias e receber o valor proporcional como indenização. (Luiza Nogueira Souza)

    ResponderExcluir
  44. No regime de tempo total, o empregado terá direito a 30 dias corridos de férias, desde que não sejam computadas faltas injustificadas no período aquisitivo. No regime de tempo parcial, as férias são concedidas levando-se em consideração o proporcional ao tempo de trabalho semanal. (Roberta Carvalho Freire dos Santos)

    ResponderExcluir
  45. As férias podem ser dividias em três períodos distintos; o primeiro é o aquisitivo e é composto por doze meses. O segundo é o período concessivo, também composto por um ano, dentro do qual o empregador deverá permitir que o empregado usufrua o terceiro período, o de gozo. Este último, em regra, pode ser reduzido caso o trabalhador falte injustificadamente ao serviço, ou não cumpra todo o período aquisitivo, neste caso, terá férias proporcionais. Isso para o full-time, porque para o half-time o critério para a variação do período de gozo é o número de faltas no período aquisitivo.
    (Rafael Assis Alves)

    ResponderExcluir
  46. No regime total o periodo de férias varia de acordo com a quantidade de faltas injustificadas durante o m~es e no regime de tempo parcial as férias irão depender da quantidade de dias trabalhados durante a semana. Sendo nesse caso sempre proporcional.
    (Ana Karina)

    ResponderExcluir
  47. O período de férias do empregada varia de acordo com os dias e o horário trabalhado, ou seja, um empregado que trabalha 8h por dia 44h por semana e 220h por mês, terá um regime de trabalho de tempo total seguhndo as normas trabalhistas e gozará de 30 dias de férias remunerada e terá um acréscimo de 1/3 sobre o valor do salário.
    Já o trabalhador em regime parcial terá suas férias proporcionais ao tempo de serviço, ou seja, do período de horas em que labora na emp-resa recepcionando o valor das férias proporcionais ao tempo e valor recebido enquanto o período que trabalhou, antes de gozar das férias.

    Juliana Falcão Carvalho

    ResponderExcluir
  48. RESPOSTA CORRETA:

    No regime de tempo integral, varia de acordo com o número de faltas injustificadas.
    No regime de tempo parcial, varia de acordo com a jornada de trabalho.

    ResponderExcluir
  49. O período varia com o critério de horas trabalhadas, ou seja, levará em consideração o divisor-hora.

    Adelson Jr.

    ResponderExcluir